TRADUZIR

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

16. EXISTEM CENTENAS DE VERSÕES BÍBLICAS

Como mencionado no tópico anterior, existem milhares e milhares de variações nos manuscritos bíblicos. Acrescentado a isto o fato histórico de que existiram centenas de versões bíblicas, variando cada uma tanto em tradução quanto em fontes textuais. A questão é: qual é a versão correta? ou qual é a versão mais fidedigna ao original? A possível resposta dependerá de qual lado você estiver, ou de católicos ou de protestantes. Outra saída dependerá de qual especialista bíblico você depositará sua confiança e credibilidade. 


É fato que algumas versões são inferiores a outras. Os avanços nos campos arqueológicos possibilitaram descobertas (como os manuscritos do Mar Morto) que alteraram nosso conhecimento sobre locais e linguagens bíblicas antigas. Sabemos mais hoje pelos avanços dos estudos bíblicos que nossos antepassados de 100, 200, 1000 anos atrás. Deste ponto de vista, versões bíblicas contemporâneas provavelmente possuem certa superioridade em relação às suas versões mais antigas. Por outro lado, Bíblias transcritas a partir da Vulgata latina de São Jerônimo (quarto século) - em língua inglesa, a Douay-Rheims - são baseadas em textos originais que não existem mais, portanto estas versões passaram por dezesseis séculos de possíveis corrupções. 

Isto causa um problema considerável aos protestantes, pois significa que os protestantes modernos possuem, por assim dizer, uma versão bíblica melhor ou mais acurada que a Bíblia de seus antecessores, que, portanto, possuíram Bíblias de menor qualidade - que por sua vez leva a concluir que os protestantes modernos possuem uma bíblia "mais completa" como autoridade final que a bíblia "menos completa" que dos antigos protestantes. Só que esta discrepância entre autoridades começa a diminuir a doutrina da Sola Scriptura, pois esta significa que uma bíblia não é mais ou menos autoritária que outra, e se uma não é autêntica e completa, a probabilidade de produzir doutrinas erradas é imensa, logo a função particular da bíblia como autoridade final falha, pois não pode mais ser uma autoridade final

Outro ponto a considerar é que traduções bíblicas, como produtos humanos, não são completamente objetivas e imparciais. Um pode se sentir mais à vontade de incluir notas a uma passagem de uma maneira que corresponda melhor à doutrina que deseja transmitir. Um exemplo disto é a ocorrência da palavra grega paradoseis nas bíblias protestantes. Como negam a existência da Sagrada Tradição, algumas traduções trazem esta palavra como ensinamentos ou costumes e não tradições, sendo que esta última é a que mais se encaixa na tradução correta e à posição católica. 

Ainda outra consideração é que algumas versões são corrupções bíblicas notáveis, como é o caso da Bíblia dos Testemunhas de Jeová, a New World Translation. Nela os "tradutores" manusearam passagens bíblicas para propagar doutrinas erradas [32]. Agora, a menos que haja uma autoridade fora da Bíblia para declarar tais traduções como falsas e perigosas, com qual autoridade e revelação divina os protestantes podem considerar esta ou aquela tradução como falsa? Com qual autoridade os protestantes podem impedir os Testemunhas de usar esta tradução para difundir suas doutrinas? Os protestantes responderiam que este caso pode ser encontrado na Bíblia, através dos estudos de pesquisadores bíblicos. Contudo isto ignora o fato dos Testemunhas também basearem sua tradução em estudos "especialistas". Forma-se um jogo de vai-e-volta, colocando as conclusões de um especialista contra outro, uma autoridade humana contra outra. 

Este problema somente pode ser resolvido pela intervenção de um magistério infalível e com autoridade de falar por Cristo. O católica sabe que esta autoridade é a Igreja Católica e a autoridade de seu magistério. No exercício desta autoridade, os bispos católicos conferem o imprimatur ("Imprima-se") que deve constar nas primeiras páginas de certas versões bíblicas e outros tipos de literatura religiosa para alertar os leitores que aquele livro não contém nada contrário ao ensinamento de Cristo ou dos apóstolos [33].



Fonte:  Bíblia Católica online
Veja o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

Um comentário:

Unknown disse...

EXISTEM CENTENAS DE VERSÕES BÍBLICAS

AQUI TENHO DE DIZER QUE SE UMA JÁ NÃO ESTAVA MUITO BEM, JÁ A PARTIR DAQUI PIOROU, IMAGINE A CONFUSÃO QUE JÁ VAI POR ESTE MUNDO FORA.
COM O TEMPO SE NÃO HOUVER RESTAURAÇÃO DOS ESCRISTOS SAGRADOS, MAIS VALE A PENA FICAR EM CASA E ORAR EM CASA DO QUE OUVIR BLASFÉMIAS A TODA A HORA.
GOSTAVA DE INVOCAR O SAGRDO NOME COMO ELE É , MAS ME VEJO OBRIGADO A INVOCAR AQUILO QUE ME DIZEM , E AFAZER COMO OS ORADORES DE BAAL DO PASSADO,E AQUELES LÍDERES OS LEVARAM A UMA MORTE CERTA, NEM TUDO O QUE OS NOSSO LÍDERES NOS DIZEM É DE DEUS, POR ISSO A SALVAÇ~~AO É INDIVIDUAL, CADA SER SER TEM DE FAZER A SUA SALVAÇÃO POR AQUILO QUE DESCOBRIR NA VERDADE ESCRITURAL, MAS PRIMEIRO SE TEM DE IR BUSCAR AS ORIGENS, MESMO EMBORA A MIORIA TENHA SIDO DESTRUIDA, MAS AINDA EXISTE AÍ VESTÍGIOS COM O PRINCIPAL, AQUI O MAIS IMPORTANTE NÃO É SABER BEM A BÍBLIA , É SABER A QUEM INVOCAR PARA NOS DIRIRMOOS EM ORAÇÃO, POR EXEMPLO AQUI NESTA SIMPLES PALAVRA QUE DIFENE OS JUDEUS NO HEBRAICO ARCAICO, SE DESCOBRE UMA PISTA , O SAGRADO NOME DO CRIADOR (YAHUDIM) YAHU, IÁRRU AFONÉTICA AO NOSSO IDIOMA, PELO MENOS JÁ SEI COMO INVOCAR O SAGRADO NOME DO PAI DO MESSIAS NA SUA ORIGEM, E É PISTAS COMO ESTAS QUE NOS VEM REVELADO O QUE O DIABO TEM FEITO AO LONGO DOS SÉCULOS PARA ESCONDER O NOME SAGRADO DE DEUS DAS MASSAS.

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >