TRADUZIR

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

8. A IGREJA PRODUZIU A BÍBLIA, E NÃO O CONTRÁRIO


A doutrina da Sola Scriptura não dá importância - ou pelo menos grosseiramente desmerece - ao fato de que a Igreja surgiu antes da Bíblia, e não o contrário. Foi a Igreja, com efeito, que escreveu a Bíblia sob a inspiração do Deus todo-poderoso: os israelitas como a Igreja do Antigo Testamento (ou pré-católicos) e os católicos da Igreja do Novo Testamento. 

Nas passagens do Novo Testamento notamos que Nosso Senhor dá certa primazia à autoridade do ensino de Sua Igreja e sua proclamação em Seu nome. Por exemplo, em Mateus 28,20 vemos Jesus ordenando os apóstolos a ir e ensinar em Seu nome, fazendo discípulos em todas as nações. Em Marcos 16,15 vemos que os apóstolos são enviados a pregar a todo o mundo. E em Lucas 10,16 vemos que aquele que escuta os setenta e dois escuta o Senhor. Estes fatos são muito importantes, pois em lugar algum vemos Nosso Senhor ordenando que seus apóstolos evangelizem o mundo escrevendo em Seu nome. A ênfase está sempre na pregação do Evangelho, não na sua impressão e distribuição escrita. 

Então segue que o comando e a autoridade do ensino da Igreja são elementos indispensáveis como meios pelos quais a mensagem do Evangelho deve alcançar os confins do mundo. Pelo fato de a Igreja ter escrito a Bíblia, é lógico e racional dizer que somente a Igreja detém a autoridade para interpretá-la e aplicá-la. E sendo assim, por causa de sua natureza e origem, a Bíblia não pode servir como única regra de fé para os fiéis cristãos. Em outras palavras, por ter produzido a Escritura, a Igreja não elimina a necessidade de ela mesma servir como mestre e intérprete destas Escrituras. 

Além do mais, não é errado dizer que somente por colocar a autoridade apostólica no papel, a Igreja de alguma forma faz com que esta mesma autoridade seja superior ao ensino oral? Semelhantemente à organização que Nosso Senhor estabeleceu, Sua palavra é autoridade, mas porque esta palavra está posta em uma forma diferente da outra não significa que uma forma seja superior à outra. Pelo fato de a única Palavra de Deus ser dimórfica em sua organização, negar a autoridade de uma é negar a autoridade da outra. As formas da Palavra de Deus são complementares, não excludentes. Portanto, se há necessidade das Escrituras, também há necessidade da autoridade que a produziu.

Fonte: Bíblia Católica online



3 comentários:

Unknown disse...

A IGREJA PRODUZIU A BÍBLIA, E NÃO O CONTRÁRIO
ISTO É VERDADE, MAS NÃO A USA.
TRADUZIRAM TUDO, NOMES E TUDO, A PERGUNTA É SERÁ QUE NOMES PRÓPRIOS PODEM SER TRADUZIDOS OU TRANSLITERADOS Á FONÉTICA DE CADA PAÍS ?
QUEM É JESUS ?
QUEM É JAVÉ ?
QUEM É MATEUS ?
QUEM É PEDRO ?
VAMOS POR AQUI OS ORIGINAIS E COMPARAR .
JESUS - YAHUSHUA
JAVÉ - YAHU
MATEUS - MAN
PEDRO - Káfos

AFINAL A IGREJA DE FACTO TRADUZIU A BÍBLIA, MAS ADULTEROU OS NOMES, ATÉ OS MAIS SAGRADOS COMO O DE DEUS E O FILHO, SERÁ QUE ESTA INSTITUIÇÃO MERECE O NOSSO RESPEITO PELO BOM TRABALHO QUE PRESTOU ?
A BÍBLIA TEM QUE SER TRADUZIDA DE NOVO PARA APAGAR AS COISAS ADULTERADAS E ACRESCENTADAS E APAGADAS Á CONVENIÊNCIA DA PRÓPRIA IGREJA, SEI QUE ODEIA COMENTÁRIOS COMO ESTES, MAS A VERDADE É A VERDADE.

MENTIRAS CONTRA A IGREJA CATÓLICA disse...

Não odeio comentários. Pelo contrário, quando os vejo é sinal que alguém está lendo meus trabalhos. Fique à vontade!

Unknown disse...

Protestantismo e Ignorância caminham juntos

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >