TRADUZIR

domingo, 10 de julho de 2011

VATICANO PROVOCA DISCÓRDIA ENTRE OS BRASILEIROS

I - A MENTIRA 

 Proprietário Miqueias Meira: "Moeda de 137 anos, eu gosto dessa por causa da face de D. Pedro II"

- “... D. Pedro II... acusou o Vaticano (Pio IX) de provocar discórdias entre nosso povo; esta acusação resultou na prisão do bispo D. Vital em 21-2-1874.”




II - ONDE SE ENCONTRA ESTA MENTIRA











III - A VERDADE

O Articulista do texto acima, faz uso de episódios pouco conhecidos da História a fim de instilar o veneno de suas mentiras tal é o caso alegado acima.

Em outro episódio, para atacar a Igreja Católica, utiliza-se abusivamente de livros de séculos atrás que nem mais existem, inventando frase e atribuindo-a a pesonagens ilustres. Tal, é a frase que põe na boca de Carlos Magno e cuja fonte é um livro de Piliati (ilustre desconhecido cujo nome sequer figura em alguma enciclipédia).

O texto é apócrifo.

Se fosse verídico, não haveria de citar Piliati mas sim uma fonte merecedora de fé.

No caso da prisão o articulista inverte as bolas, chamando aos bandidos de heróis e às vítimas de bandidos.

DOM VITAL DE OLIVEIRA O.M., BISPO
DE OLINDA Perseguido pela maçonaria,
preso e condenado a trabalhos forçados.
Para sua infelicidade, porém, o caso da prisão de D. Vidal foi tão escandaloso que as peças de seu julgamentos foram registradas nas páginas de "Grandes Advogados, Grandes Julgamentos" de - Pedro Paulo Filho.

Tratava-se de uma intervenção descarada do poder civil em questões que competia somente à autoridade eclesiástica. Um dos bispos atingidos declarou: "... reconhecer no poder civil autoridade para dirigir as funções religiosas equivalia a uma apostasia".

É claro que a perseguição aos bispos era arquitetada pela maçonaria que detinha o poder no Brasil.

Assumiram a defesa de D. Vital, como advogados, políticos católicos de grande importância, Zacarias de Goes e Vasconcelos e Cândido Mendes de Almeida. Os advogados de defesa apresentaram exemplares peças oratórias, especialmente Cândido Mendes de Almeida, que assim perorou:

   
“Se, pondo os olhos em Deus, na lei, na ciência, absolverdes o paciente, os vossos nomes serão inscritos no livro da imortalidade e vossa memória atravessará séculos, bendita não só pelos homens de nossa crença, mas também por todos os homens de coração; se, porém, infelizmente, seguirdes outro caminho, tereis os aplausos de momento, dados por aqueles que querem sacrificar este mártir – apontando para D. Vital -, mas não podereis contar senão com a severidade da história neste mundo e implorar a infinita Misericórdia Divina no outro”.


DOM ANTÔNIO DE MACEDO COSTA (1860-1890)

D. Antônio de Macedo Costa, também foi perseguido e julgado em 24 de junho de 1874. Seu advogado, foi o conselheiro do    
Império, Antônio Ferreira Viana. Bela foi a peroração de Ferreira Viana em favor do bispo do Grão-Pará:

“Em vós, Senhor, deve fulgurar sobre as gemas de Vossa Coroa o poder com que sabeis dominar as paixões, que, mais uma vez, exigem o sacrifício do inocente.

Quantas bênçãos não cairiam sobre vós se, iluminados pela justiça, permitísseis que celebrássemos com transportes de alegria e júbilo a festa santa da libertação do heróico bispo do Grão-Pará.

Restituí, Senhor, a cabeça ao corpo, o pastor às ovelhas, o mestre aos discípulos, aos órfãos pobres, que choram sua ausência e seu cativeiro, o benfeitor infatigável, o grande sacerdote aos sacerdotes e a lâmpada ao santuário!”


D. Vidal seguiu o exemplo de Cristo diante de seus acusadores ante tamanha injustiça apenas declarando "O Senhor Jesus 'autem tacebat'" (porém nada respondeu).

Depois de 18 meses de prisão, o Imperador decretou a anistia em setembro de 1875.


Clique na Imagem
D. Macedo Costa voltou à sua diocese e ainda pôde assistir à queda de D. Pedro II, vindo a falecer em 1890.

D. Vital esteve de passagem em sua diocese em Olinda, mas não reassumiu as suas funções, pois, doente, renunciou ao episcopado e voltou à Europa, em busca de tratamento de saúde, onde faleceu em 1878.

Se quiser se inteirar da questão veja: EDUCATERRA.

Autor: Oswaldo - em 09/05/2007
Gosta de DEBATES? 
Acesse "Mentiras em Sites Religiosos-MSR-4
 no Grupia e 
no Face Book
Veja também o Índice das Mentiras em GOOGLE+
Acesse também:

.

Nenhum comentário:

Compartilhar

 
  •  

    ROLE O BANNER E CLIQUE NO ASSUNTO DESEJADO

    >
    > >